A nossa história

A Nossa História

1923

Iniciamos o nosso fabrico com o "fly paper"

No dialecto japonês de Okayama, a palavra padrão para mosca, "hae", é pronunciada como "hai". Em 1923, entregámos ao mundo o "fly paper" (nome japonês: "hai tori-shi") como o nosso primeiro passo. Naquela altura, quando os ambientes higiénicos não eram muito bons, as moscas eram vistas como um problema a exterminar. O "fly paper" importado da Alemanha e de outros países era demasiado caro para ser utilizado nas casas japonesas. O papel da Kamoi foi criado através de extensa pesquisa e experiências, para fornecer papel a preços baixos e de alta qualidade.

1962

As nossas tentativas de fazer fita adesiva japonesa de papel washi

O Japão registou um elevado crescimento económico na segunda metade da década de 1950. Os automóveis do mercado de massas generalizaram-se rapidamente e foi desenvolvida a fita para pintura automóvel. Além disso, antes da década de 1960, era comum embalar os produtos em caixas de madeira. No entanto, a partir dos anos 60, as caixas de cartão tiveram uma rápida penetração e a utilização de fita adesiva registou melhorias drásticas em todo o mundo. E em 1962, lançámos a n.º 110, a nossa primeira fita adesiva de papel washi.   

1981

Em 1968, o edifício Kasumigaseki foi concluído em Tóquio e iniciou-se o desenvolvimento de muitos outros arranha-céus. Como a necessidade de fita adesiva para construção aumentou, desenvolvemos a nº3303, uma fita adesiva de papel washi para selagem. Continuando a responder às necessidades de mudança dos tempos, melhorámos a nossa tecnologia adesiva e construímos confiança para o nosso fabrico. 

2008

As nossas tentativas de fazer fita adesiva japonesa de papel washi

mt começou com um mini-livro feito por 3 mulheres que estavam fascinadas por fita adesiva. Tinha um design bonito que acabava com qualquer conceção de que a fita adesiva era apenas para produtos industriais. Ficámos profundamente impressionados com este facto e respondemos ao pedido das mulheres para fazer fita adesiva com novas cores. Este foi o início do meu desenvolvimento. Através de repetidas tentativas e erros, completámos 20 cores de fita em 2008, uma gama semelhante à dos lápis de cor. A "mt" nasceu neste mundo como fita adesiva para colorir a vida das pessoas.

Qualidade do Japão

Há boas razões para ter uma fita adesiva bonita.

Na nossa fita adesiva de papel washi, que era utilizada para fins industriais, temos o maior cuidado com a nossa impressão que exprime ricamente belos desenhos. Estes incluem belas cores e padrões tradicionais japoneses e obras de artistas mundialmente famosos. Também nos desafiamos a nós próprios com novos métodos de processamento, como a flocagem, a serigrafia, a estampagem em folha e o corte e vinco, e novos materiais, como o papel de cera e o papel vegetal. Continuamos a procurar as possibilidades de expressão que a fita adesiva tem para oferecer. 

Desenho de vida

Proporcionar felicidade à nossa vida quotidiana.

Os nossos "mt" criados desta forma passaram a ser utilizados numa grande variedade de situações, como artigos de secretária, incluindo livros de bolso e colagens de cadernos, e embrulhos, mesas e actuações em festas. Desenvolvemos o "mt CASA" para ser utilizado em interiores. Dá cor e design aos espaços.

Os artistas aperceberam-se das suas possibilidades como material de desenho mt, dando origem a novas obras de arte. Além disso, continua a dar pequenas doses de alegria ao nosso quotidiano, incluindo em materiais de ensino de arte, materiais de desenho para arte feita por pessoas com deficiência e materiais de reabilitação para hospitais e centros de cuidados.

Exposição

Proporcionando maravilhas e emoções ao mundo.

A nossa elevada funcionalidade e design são reconhecidos no Japão e no mundo inteiro. Atualmente, a nossa mt está a ganhar muitos fãs em todo o mundo como a bela "WASHI TAPE". A partir de 2009, começámos a fazer exposições de mt para divulgar os nossos produtos de edição limitada.

Atualmente, já as realizámos não só no Japão, mas também em Paris, Taiwan, Seul e Nova Iorque. Os nossos mais de 10.000 tipos de desenhos ricos criados ao longo dos anos têm vindo a ganhar cada vez mais atenção para além das fronteiras nacionais. 

Galeria

Aqui reside o espírito de fabrico da Kamoi.

Em 2012, renovámos a nossa antiga 3ª Fábrica de mistura de cola e abrimos o Museu Kamoi, que exibe a nossa história de fabrico, que começou com o nosso "fly paper". Para além disso, estão expostos todos os nossos anteriores designs de fita adesiva de mt, cartazes de exposições, um canto que reúne trabalhos de exposições e muitas obras de arte que utilizam mt.

Fábrica

A qualidade definitiva da nossa fábrica de fita adesiva.

A fita "samekomom-beni" (padrão de pele de tubarão vermelho escuro) da mt foi classificada como Excelente pela ECO-TEST, uma revista de testes de produtos que é uma autoridade na Alemanha, a mt passou os mesmos padrões de segurança que o "origami", com o qual as crianças brincam. A nossa fita adesiva é fabricada na nossa fábrica de fita adesiva, que se orgulha da qualidade definitiva que advém da aquisição da ISO 14001.

As nossas "visitas guiadas à fábrica", que se realizam todos os anos através da libertação da fábrica, recebem cerca de 20.000 visitantes de todo o mundo.   

A conceção e a qualidade da mt foram reconhecidas pelo mundo

Recebeu prémios como:

- Reddot desgin award;

- ISOT design category Grand Prix

- Design PLUS

- Entre Outos. 

Kurashiki

Cidade de fabrico 

Kurashiki, onde se situa a Kamoi Kakoshi, prosperou como área de acumulação e comercialização de bens no Período Edo. Como cidade produtiva, recebe muitos turistas de todo o mundo, devido à paisagem urbana que preserva a história e o sentido estético, e Kurashiki produz cerca de 70% dos tecidos de vela e ganga do Japão. Em particular, o Bairro Histórico de Kurashiki Bikan tem lojas e museus que reutilizam as residências de paredes brancas, armazéns e fábricas têxteis. Aqui pode ser tocado pelo rico estilo de vida que valoriza a habilidade artesanal e os bons artigos à moda antiga.

A nossa história de fabrico começou nesta zona.   

Share by: